sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A cegueira, os lobos e o fado português.

Hello!

Hoje venho falar de filmes e dos últimos filmes que tive o prazer, ou tristeza de ver.

Começo pela comédia, tive a sorte de poder ir ao Festival do Cinema Francês (em Lisboa) mas há muitas cidades que vão receber o festival e de assistir ao filme. 

"Um encontro às cegas" (Un peu, beaucoup, aveuglément)



Esta é a típica comédia francesa light mas com um humor muito característico, do qual eu gosto muito (é um estilo como outro) a história em si é engraçada e faz muito sentido nos dias de hoje, a "cegueira" técnica invade-nos todos os dias um pouco.

Ele inventa passatempos. Investe corpo e alma no seu trabalho e só consegue concentrar-se em silêncio. Ela, uma pianista realizada que não vive sem a sua música. Ela tem um concurso para preparar que poder-lhe-á mudar a vida. Os dois vão ter de cohabitar sem se verem…

Não no mesmo festival (mas também estava lá presente), consegui ainda assistir à antestreia do

"A Hora do Lobo" (Le Dernier Loup)
Este é um filme baseado no livro com o mesmo nome escrito em 2004 por Jiang Rong. Pessoalmente este foi um filme muito duro para mim, algumas das cenas ficaram me marcadas por uns dias e nem quero falar sobre isso, pode até nem afectar outros, mas no meu caso bateu muito fundo. Tenho uma sensibilidade especial no que toca a animais. O filme é muito bom e a história surreal apesar de baseada em factos reais.

Ano de 1967. A China é governada por Mao Tsé-tung (1893-1976), que implementou a Revolução Cultural e mudou radicalmente a vida do seu povo. Chen Zhen é um jovem estudante de Pequim que é enviado para uma zona rural da Mongólia para educar uma tribo de pastores nómadas. Ali vai descobrir uma ligação antiga entre os pastores, o seu gado e os lobos selvagens que vagueiam pelas estepes. Para os mongóis, o lobo é uma criatura quase mítica que é parte integrante da sua comunidade e os liga à natureza. Fascinado pela profunda ligação entre as alcateias e os seres humanos que ali habitam, o rapaz decide salvar uma cria e domesticá-la. Porém, quando o Governo cria uma nova lei que obriga a população a usar de todos os meios para eliminar os lobos da região, o equilíbrio entre a tribo e a terra onde vivem é ameaçado…

Por fim tive o desprazer de assistir ao filme português

"A Uma Hora Incerta"
Eh pah! A sério que eu não tenho nenhum ódio de estimação pelo cinema português, mas gostaria mesmo que alguém me explicasse porque só fazemos porcarias como estas?!?!? Isto é mesmo o desespero, horrível! A história poderia ser tanta coisa e tão boa, mas por causa da nossa insistência na mania do "intelectualóide" saem sempre estas aberrações. Apenas um grande desperdício de talentos, fundos e tempo de quem vai ver o filme.

1942. No Portugal salazarista, dois refugiados franceses, Boris e Laura, são presos. O inspector Vargas, sentindo-se atraído pela jovem mulher, decide escondê-los em sua casa: um hotel vazio onde vive com a filha, Ilda, e a mulher, gravemente doente. Ilda descobre a presença dos refugiados e, consumida pelo ciúme, tenta fazê-los desaparecer a todo o custo…


3 filmes completamente diferentes, uns muito bons, outros muito maus... Dá para tudo ;)

Bons filmes!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá,
Obrigada pela visita...
Podes deixar cá um miau:D