segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Manchas, manchas, manchas....

Hello!

Agora que já passou ponho-me a pensar porque é que em quase 3 anos nunca me lembrei de passar lá e de achar que seria a solução?

Eu não venho aqui dar uma opinião generalista, venho dar a minha, não quero com este post fazer com que as pessoas corram à farmácia e resolvam as coisas "pelas próprias mãos"...

Na semana passada fui à dermatologista. Por fim, fui! Já tinha ido no ano passado mas tinha detestado a experiência, e esqueci-me de perguntar pelo meu maior mal (também a senhora não me deu grande abertura para isso).
No caso desta médica eu gostei muito do atendimento e da paciência para responder a todas as minhas perguntas. Fiquei muito contente com isso.

Ela receitou-me o produto maravilha, sim maravilha, porque eu já tinha andado a ver no youtube que é o milagre das meninas no Brasil. Por aqui, não temos o composto pronto como elas, mas como disse a médica: "fazemos nós".

Eu sofro de um mal demasiado comum, o melasma.
Já vi por aí na net que o meu nem é dos mais terríveis mas mesmo assim afecta-me bastante. É complicado quando temos uma mancha na testa e por vezes apanhamos as pessoas a olharem para ela em vez de olharem para os nossos olhos.

Das considerações da médica, a batalha vai ser dura e longa, é um compromisso para a vida. Não há garantias que o resultado deja perfeito e nunca mais posso sair de casa sem ter protecção solar. O aviso é mesmo que um tratamento de 5 ou 6 meses pode ser anulado em 10 mins de exposição solar (ou até 10 segundos).

Em primeiro, vou ter de esquecer o protecção 30 e passar a usar o 50 (tive de ir a correr comprar um), tenho de renovar o uso do solar durante o dia. O protector solar não dura para o dia todo, se tiver de sair ao almoço e curtir um solinho na esplanada, terei de pensar no assunto antes de sair (acho que a opção vai ser comprar um pó compacto com alto factor de protecção solar) - esta vai ser a minha obsessão para a vida parece :D.

Devo começar a ver resultados daqui a cerca de 2 meses e esta é a melhor altura para começar o tratamento pois não pode ser feito no Verão (apesar de haver quem o faça nessa altura). Este tratamento só pode ser feito à noite pois é daqueles que fragilizam a pele e por isso não posso usar de dia.

O tratamento vai passar por aplicar os 3 produtos seguintes:
Pigmentada 4mg/g - 30g
Ketrel Tretinoína - 30g
Advantan 1mg/g - 30g

De forma localizada nas manchas. Neste momento estamos a falar da testa, das bochechas e de acima do lábio (ou seja: estou feita um dálmata).
Tenho de misturar os 3 produtos na mão e por nos sítios onde estou manchada.

O composto activo de que se fala é a hidroquinona. E este é o produto mais caro., de resto é tudo muito acessível.
Eu sei que ainda é cedo para falar de resultados mas se formos ver esta conta é bem mais simpática que todos os produtos de cosmética (que não deram nem sinal de reduzir nada - mesmo que não tenha usado um vários meses, há uma continuidade do tratamento e os resultados estão a zero).

A minha conta total para estes 3 produtos em farmácia, foi cerca de 23 eur. Se isto resultar (e acredito mesmo porque estamos a falar de um produto que foi usado por pessoas reais - pelo menos disfarçar há de disfarçar), estamos a falar de um valor bem menos amargo que os 30, 40, 50, 70 eur que as marcas nos pedem por produtos despigmentantes que não ajudam.

Este é um tratamento bastante agressivo (as manchas também o são) e por isso a fazer com cuidado.

Não pretendo com este post que o pessoal vá a correr comprar estes produtos, aliás é a última coisa que pretendo.

A minha ideia é sensibilzar para duas coisas:

Quem tem manchas (ou mesmo quem não tenha) tem mesmo de usar, e nunca esquecer o protector solar, erradamente achava que FPS30 era suficiente (lá fui eu procurar rapidamente um de FPS50) mas é melhor optarem por algo mais potente. Não pensem que apenas o sol é causador de melasma pois não é, este pode ser causado por vários factores (mesmo usando protector solar podem ganhar melasma), nomeadamente causas genéticas, alterações hormonais, tais como gravidez, uso de contraceptivos, sol, luz intensa, ou agressão entre outros. No meu caso deve ter-se tratado de um mix entre o uso da pílula e um mês de uso de hidratante sem protecção solar.

Em vez de andar feitas baratas tontas (tipo eu!) durante não sei quanto tempo à procura de soluções de cosmética caríssimas, de verem as marcas de topo ou não a tratarem do assunto, ou de fazerem tratamentos em salão (caríssimos também por sinal), consultem um médico. Eu sei que as consulta são caras, mas têm sempre a hipótese de recorrerem aos hospitais, e muita gente (inclusive eu) tem seguro de saúde, tornando o acesso ao médico muito mais acessível. Pensando bem nisso, eu preferia pagar 70 eur numa consulta de dermatologista (não paguei isso) do que no creme da Clinique, mas cada um saberá de si.

Claro que não tenho garantias, mas pelo menos aqui tive as cartas na mesa, não há cá invenções de que resulta tudo para não sei quantas mulheres (só ainda não as encontrei).

Outra coisa também que a médica me disse é que um peeling para remover melasma é daqueles de ficar sem pele, por isso, microdermabrasão e cenas de ponteira de diamante é tudo treta (também caí nessa).

Espero que este post tenha ajudado... Se sofrem deste mal, o meu conselho para saberem por onde começar: ir ao médico;)

Ainda não tive oportunidade tirar fotos mas tenho de o fazer para ir mostrando a evolução (se houver).

8 comentários:

  1. Boa Sorte! Sofro do mesmo mal e tb já tentei mil e um cremes... Enfim, agr vou começar no fotorejuvenescimento mas não estou assim mt segura. A ver vamos!
    Beijos,
    Claudia
    Blog Flor De Lótus
    http://sonhovsrealidade.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Boa noite!
    Mistura os 3 cremes na mesma quantidade?
    Beijos, Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá! @anamaria ! sim! foi o que foi aconselhado pela dermatologista (fui a duas diferentes e fizeram me a mesma recomendação)

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela resposta!
      Deu resultados?

      Eliminar
    3. No meu caso não, fiz o tratamento 2 vezes e combato as manchas desde os 30, tenho 35 e as manchas continuam lá. Espero que tenhas mais sorte ;) mas acima de tudo saibas que é um tratamento que necessita de dedicação, elas só vão depois de muito afinco.

      Eliminar
    4. Eu já fiz só com a pigmentasa e vi resultados o que acontece é que mal deixo de usar reaparecem (e às vezes até me parecem mais escuras) embora use sempre protector solar 50+.
      Muito obrigada!
      Daqui a uns tempos deixo a minha experiência, se deu ou não resultados.

      Eliminar
  3. Olá Isabel!
    Gostei bastante da partilha deste caso específico principalmente porque desde este ano (verão propriamente dito) passei a ter umas amiguinhas castanhas, exatamente onde referes ter as tuas: testa, bochechas e acima do lábio superior. Pois bem, apesar de tentar remediar com um produto de farmácia, sempre que existia maior exposição solar lá tinha que voltar a aplicar com preceito o pigment*** e o facto é que as manchinhas ficavam bem mais suaves e quase quase passavam despercebidas.
    É claro que, quando a permanência das manchas existe lidamos, ou pelo menos eu lidei, com o "pânico" de acharmos que toda a gente está a reparar quando na verdade estamos a dar demasiada importância e a perder a autoestima até com essa sensação. Mas não, ao invés de me diminuir ou se sofrer sem nada fazer fui a correr para o Dermatologista.
    No meu caso, foi apenas indicado o uso do Advantan e a regular e constante necessidade de usar um bom protetor solar.
    Ora bem e é aqui que gostava de apelar à tua experiência, e que me desses o teu feedback quanto ao desfecho da tua situação, isto é: melhorou ou não, o que mudou, o que não mudou, e como tens lidado com isso e com o tratamento em si (que por si só percebi que pode ter inúmeras consequências dependendo de pessoa para pessoa).

    Portanto: comecei há pouco o tratamento, é de curta duração, mas o que posso esperar? Como foi contigo?

    Beijinho, Ana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida!
      Para te ser sincera, acho difícil dar-te um feedback completo por comentário... Eu tenho muito que falar sobre as minhas manchas e sobre a luta para elas desaparecerem. Posso começar por te dizer que não: o tratamento com hidroquinona não resolveu (fiz duas vezes até) as minhas manchas e nem acho que tenha ajudado muito, já passaram bastante anos e continuo com a mancha apesar de achar que ela cedeu um pouco na testa (eu tinha uma mancha grande e acho que está mais fragmentada) a questão é que ninguém me pode ajudar nesse detalhe porque, como tu dizes, ninguém repara a não ser nós mesmas:D . Passei por todas essas fases de falta de auto-estima e de reparar quando as pessoas olham para a tua testa em vez dos olhos... Mas neste momento passei a outra fase que é "não quero saber" há pessoal com rugas, há pessoal com acne e eu tenho melasma... e então? Tenho sido muito doligente com o uso do protector solar e acho que isso ajuda, mas no meu caso, ascho que a minha reagiu quando inseri os anti-oxidantes na minha vida, uso vitamina C todos os dias de manhã e acho que tem ajudado imenso. Também notei uma diferença brutal depois de ter feito peeling químico em gabinete (mas também teve a parte que algumas zonas do rosto ficaram ligeiramente queimadas). Infelizmente a mancha pode ter origem em muita coisa, até mesmo num escaldão que possas ter apanhado quando tinhas 5 anos, por isso não há muito a fazer. O que resulta para mim nesta altura é vitamina C, muitos produtos anti-oxidantes e muito protector solar. Espero que tenha ajudado um pouco, ou se calhar ainda baralhei mais. Quanto mais cedo tiveres cuidados, mais eficaz se torna a tua luta, mas só tu serás capaz de ver o que funciona para ti, infelizmente (e como muitas vezes nos querem fazer acreditar) não há fórmulas mágicas.

      Eliminar

Olá,
Obrigada pela visita...
Podes deixar cá um miau:D