segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Manchas, manchas, manchas....

Hello!

Agora que já passou ponho-me a pensar porque é que em quase 3 anos nunca me lembrei de passar lá e de achar que seria a solução?

Eu não venho aqui dar uma opinião generalista, venho dar a minha, não quero com este post fazer com que as pessoas corram à farmácia e resolvam as coisas "pelas próprias mãos"...

Na semana passada fui à dermatologista. Por fim, fui! Já tinha ido no ano passado mas tinha detestado a experiência, e esqueci-me de perguntar pelo meu maior mal (também a senhora não me deu grande abertura para isso).
No caso desta médica eu gostei muito do atendimento e da paciência para responder a todas as minhas perguntas. Fiquei muito contente com isso.

Ela receitou-me o produto maravilha, sim maravilha, porque eu já tinha andado a ver no youtube que é o milagre das meninas no Brasil. Por aqui, não temos o composto pronto como elas, mas como disse a médica: "fazemos nós".

Eu sofro de um mal demasiado comum, o melasma.
Já vi por aí na net que o meu nem é dos mais terríveis mas mesmo assim afecta-me bastante. É complicado quando temos uma mancha na testa e por vezes apanhamos as pessoas a olharem para ela em vez de olharem para os nossos olhos.

Das considerações da médica, a batalha vai ser dura e longa, é um compromisso para a vida. Não há garantias que o resultado deja perfeito e nunca mais posso sair de casa sem ter protecção solar. O aviso é mesmo que um tratamento de 5 ou 6 meses pode ser anulado em 10 mins de exposição solar (ou até 10 segundos).

Em primeiro, vou ter de esquecer o protecção 30 e passar a usar o 50 (tive de ir a correr comprar um), tenho de renovar o uso do solar durante o dia. O protector solar não dura para o dia todo, se tiver de sair ao almoço e curtir um solinho na esplanada, terei de pensar no assunto antes de sair (acho que a opção vai ser comprar um pó compacto com alto factor de protecção solar) - esta vai ser a minha obsessão para a vida parece :D.

Devo começar a ver resultados daqui a cerca de 2 meses e esta é a melhor altura para começar o tratamento pois não pode ser feito no Verão (apesar de haver quem o faça nessa altura). Este tratamento só pode ser feito à noite pois é daqueles que fragilizam a pele e por isso não posso usar de dia.

O tratamento vai passar por aplicar os 3 produtos seguintes:
Pigmentada 4mg/g - 30g
Ketrel Tretinoína - 30g
Advantan 1mg/g - 30g

De forma localizada nas manchas. Neste momento estamos a falar da testa, das bochechas e de acima do lábio (ou seja: estou feita um dálmata).
Tenho de misturar os 3 produtos na mão e por nos sítios onde estou manchada.

O composto activo de que se fala é a hidroquinona. E este é o produto mais caro., de resto é tudo muito acessível.
Eu sei que ainda é cedo para falar de resultados mas se formos ver esta conta é bem mais simpática que todos os produtos de cosmética (que não deram nem sinal de reduzir nada - mesmo que não tenha usado um vários meses, há uma continuidade do tratamento e os resultados estão a zero).

A minha conta total para estes 3 produtos em farmácia, foi cerca de 23 eur. Se isto resultar (e acredito mesmo porque estamos a falar de um produto que foi usado por pessoas reais - pelo menos disfarçar há de disfarçar), estamos a falar de um valor bem menos amargo que os 30, 40, 50, 70 eur que as marcas nos pedem por produtos despigmentantes que não ajudam.

Este é um tratamento bastante agressivo (as manchas também o são) e por isso a fazer com cuidado.

Não pretendo com este post que o pessoal vá a correr comprar estes produtos, aliás é a última coisa que pretendo.

A minha ideia é sensibilzar para duas coisas:

Quem tem manchas (ou mesmo quem não tenha) tem mesmo de usar, e nunca esquecer o protector solar, erradamente achava que FPS30 era suficiente (lá fui eu procurar rapidamente um de FPS50) mas é melhor optarem por algo mais potente. Não pensem que apenas o sol é causador de melasma pois não é, este pode ser causado por vários factores (mesmo usando protector solar podem ganhar melasma), nomeadamente causas genéticas, alterações hormonais, tais como gravidez, uso de contraceptivos, sol, luz intensa, ou agressão entre outros. No meu caso deve ter-se tratado de um mix entre o uso da pílula e um mês de uso de hidratante sem protecção solar.

Em vez de andar feitas baratas tontas (tipo eu!) durante não sei quanto tempo à procura de soluções de cosmética caríssimas, de verem as marcas de topo ou não a tratarem do assunto, ou de fazerem tratamentos em salão (caríssimos também por sinal), consultem um médico. Eu sei que as consulta são caras, mas têm sempre a hipótese de recorrerem aos hospitais, e muita gente (inclusive eu) tem seguro de saúde, tornando o acesso ao médico muito mais acessível. Pensando bem nisso, eu preferia pagar 70 eur numa consulta de dermatologista (não paguei isso) do que no creme da Clinique, mas cada um saberá de si.

Claro que não tenho garantias, mas pelo menos aqui tive as cartas na mesa, não há cá invenções de que resulta tudo para não sei quantas mulheres (só ainda não as encontrei).

Outra coisa também que a médica me disse é que um peeling para remover melasma é daqueles de ficar sem pele, por isso, microdermabrasão e cenas de ponteira de diamante é tudo treta (também caí nessa).

Espero que este post tenha ajudado... Se sofrem deste mal, o meu conselho para saberem por onde começar: ir ao médico;)

Ainda não tive oportunidade tirar fotos mas tenho de o fazer para ir mostrando a evolução (se houver).

6 comentários:

  1. Boa Sorte! Sofro do mesmo mal e tb já tentei mil e um cremes... Enfim, agr vou começar no fotorejuvenescimento mas não estou assim mt segura. A ver vamos!
    Beijos,
    Claudia
    Blog Flor De Lótus
    http://sonhovsrealidade.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Boa noite!
    Mistura os 3 cremes na mesma quantidade?
    Beijos, Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá! @anamaria ! sim! foi o que foi aconselhado pela dermatologista (fui a duas diferentes e fizeram me a mesma recomendação)

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela resposta!
      Deu resultados?

      Eliminar
    3. No meu caso não, fiz o tratamento 2 vezes e combato as manchas desde os 30, tenho 35 e as manchas continuam lá. Espero que tenhas mais sorte ;) mas acima de tudo saibas que é um tratamento que necessita de dedicação, elas só vão depois de muito afinco.

      Eliminar
    4. Eu já fiz só com a pigmentasa e vi resultados o que acontece é que mal deixo de usar reaparecem (e às vezes até me parecem mais escuras) embora use sempre protector solar 50+.
      Muito obrigada!
      Daqui a uns tempos deixo a minha experiência, se deu ou não resultados.

      Eliminar

Olá,
Obrigada pela visita...
Podes deixar cá um miau:D