sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Porque está por dizer há demasiado tempo...

O Grupo Jerónimo Martins, foi dos primeiros (senão o único) grupos em Portugal (que seja português) que implementou, e muito bem, o conceito de poluidor/pagador com a cobrança de um preço por cada saca de plástico “vendida” nos seus estabelecimentos. Continuo a não concordar que o cliente, tenha de pagar por um saco e ter ainda por cima de pagar para “fazer publicidade” ao estabelecimento onde esse saco foi comprado.

O que eu não entendo, é que um grupo que se diz preocupado com o Ambiente regista uma situação que se encontra no Pingo Doce de Portuzelo/Viana do Castelo. Este local tem um estacionamento vedado apenas para clientes, com um sistema de barreira e bilhetes de leitura óptica. Ora, para recolher esses bilhetes, apenas existe um pequeno caixote do lixo (sem tampa) junto ao scan. O consumidor, ou acerta no scan, ou fica com o papel. Ou deita o ao chão (a tentar acertar no caixote) ou deita o apenas ao chão que ao que fomos infelizmente habituados (e as mentalidade mudam muito devagar). Mesmo que o consumidor acerte no caixote, Viana do Castelo é um distrito ventoso. No outro dia, em passeio, verifiquei que infelizmente, se encontram bilhetes desse parque de estacionamento num raio de vários quilómetros pelo chão.
Um Grupo que se diz preocupado com o ambiente, agora com as medidas abusadoras das SIBS e continua a fazer lucros monstros, não poderia arranjar outro método para poder bloquear o acesso ao estacionamento?
Quanto tempo vai durar esta vergonha de ter bilhetinhos do estacionamento do Pingo Doce por Santa Marta, Samonde, Serreleis e Perre? Quanto tempo um Grupo desta envergadura vai continuar este abuso para com o meio ambiente? Será que ainda não o sabe, ou sabe mas nada faz para mudar e não está interessado em mudar?
Será a Protecção do Meio Ambiente apenas mais uma fachada para cobrar 0,02€ por saco, para aumentar os lucros astronómicos de um dos monstros da distribuição alimentar.
Esta situação revoltou me, e tive de a partilhar. Srs do Grupo, é só mesmo arranjar outro método de vedar o estacionamento aos clientes. Parem com este atentado!!!!

5 comentários:

  1. Perre? Serreleis? Samonde? CREDO isso ainda fica longe do dito Pingo Doce. Não será as pessoas que levam o papelito no carro e depois quando se lembram dele deitam fora? (É só uma ideia do que pode acontecer também) Estou chocada com tanta poluição. Como isto está :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mto provavelmente são, mas se a máquina engolisse os ditos bilhetes isso não acontecia, ou até pode ser do próprio vento... O Pingo Doce devia ter pensado nisso e arranjado outra solução para as barreiras, há muitas em que o bilhete é "engolido" porque não aquela que estão ao ar livre??? Até as do Lidl têm esse sistema...

      Eliminar
    2. Sim não digo o contrário a melhor solução mesmo era "engolir" o papel (usando a tua expressão). Quando passo lá, são poucas as vezes, a dita barreira também está aberta e entra lá quem quer, sinceramente não sei qual o critério utilizado para decidir se está aberto ou fechado. Começo a achar que existe uma má gestão (lá estou eu a puxar a brasa para a minha sardinha) deviam ser mais claros naquilo que decidem fazer.

      Eliminar
    3. Eles apenas fecham as barreiras ao fim de semana, para evitar que os consumidores dos cafés estacionem lá.

      Eliminar
  2. Pode ser do vento, mas as maquinas podiam ser daquelas que o bilhete é "engolido".
    Era muito mais pratico e as pessoas nao atiravam os ditos bilhetes ao chao.
    Com o dinheiro que ganha bem podia meter uma dessas maquinas... ate o lidl da minha beira tem uma maquina com o sistema de "engolir"

    beijinhos

    ResponderEliminar

Olá,
Obrigada pela visita...
Podes deixar cá um miau:D