domingo, 28 de dezembro de 2014

Uma aventura com a Tiendanimal.pt

Tenho a sorte de ter na minha vida duas criaturas peludas maravilhosas, mas com eles vieram algumas responsabilidades e algumas despesas.
Uma das despesas mais importantes prende-se com a alimentação, a procura da melhor escolha e da ração de melhor qualidade ao melhor preço é uma constante. Fico mesmo infeliz quando vejo e percorro as lojas de animais e vejo preços exorbitantes por rações que nem são assim tão espectaculares, a loucura do lucro cá em Portugal é algo que me assusta e que me entristece, mas seguindo não é para isso que escrevo este post.


Falaram-me da Tiendanimal.pt há já uns anos, penso até que já faço encomendas lá há uns anos (bem, desde que a Cat Show deixou de fazer sacas de 3 kgs). Os preços por lá são realmente convidativos, preço ao kilo sempre (o último preço que comparei foram menos 10 eur numa saca de ração entre lá e uma loja física), os meus gatos são esterilizados e chego a comprar Royal Canin para eles mais barato do que ao preço de supermercado - ao kilo - (quer dizer alguma coisa não é?). O serviço deles costumava ser exemplar: passa-se a encomenda até às 10 da manhã de um dia, e upa! Temos a ração na morada no dia seguinte com tudo bem embalado e antigamente até trazia um miminho.

Já há uns tempos atrás, e confiando nessa rapidez, fiz uma encomenda de Taste of the Wild (como complemento) e sem qualquer indicação de que a ração estava esgotada deixaram-me pendurada, sem me mandarem nenhum email com esse facto. Tive de contactá-los via telefone, a troca de ração foi feita e resolveu-se depressa.

No início deste mês contudo, passei por um episódio que vai acabar com a minha relação com este site, para além de que toda a publicidade positiva que eu fazia aos serviços deles passou asgora a ser negativa, felizmente para mim existem mais alternativas online de venda de comida animal e já tive bons feedbacks de outros, este vai ser para esquecer.

Vamos lá então ao episódio de telenovela mexicana.

No dia 03/12/2014, fiz como habitualmente a minha encomenda online de ração, desta vez (eu acho que o problema deve se mesmo com esta marca), em vez de ir para a regular Royal Canin, quis inovar e acabei por comprar uma Cat Show e uma... Taste of the Wild das pequenas. Falam me muito bem desta ração e como tenho um problema de gatona com constante fome pensei em experimentar.
Na minha conta cliente tenho duas moradas, a do emprego e a de casa, como não costumo estar em casa (há quem tenha de trabalhar) tenho por hábito mandar seguir para o emprego, mas com algumas restrições e desta vez tinha hipótese de mandar para casa, era o que queria fazer. Durante a encomenda, não reparei no botãozinho (que dizem lá estar) para mudar a morada de envio, mas quis na mesma mudar a morada (se eu soubesse!) para a de casa. Pego no telefone, ligo para o apoio ao cliente, e explico o meu caso, segundo parece o senhor vê todos os meus dados de conta, mas para mudar a morada precisa de a anotar à mão... Ora eu moro numa rua (como tantas outras) com um nome de pessoa. O nome do senhor é normalíssimo, o apelido nem tanto, por norma o que eu faço é dizer o nome e apelido e soletrar o apelido, confirmar número, porta, código postal... Pois parece que o senhor que me atendeu ao telefone, não tem nenhum Francisco na vida dele (ou será do novo acordo ortográfico??) porque Francisco passou a ter 2 "n" e nem apelido (soletrado), código postal acertou, vá lá que o senhor acertou no Lisboa... Seria complicado.

Estava eu confiante de que tudo estava bem deixei me-estar... Qual o meu espanto quando no dia 04/12/2014 que recebo um mail da transportadora a dizer que não reconhece a morada (infeliz esse mail também, pois no mail estava escrito correctamente, nos registos deles é que não). O mail foi recebido no final do dia, o que já me dava cabo das contas do serviço habitual (é um infortúnio que eles usem a SEUR para as entregas porque também não se pode dizer que o serviço deles seja top). No dia 5/12/2014, ligo para a SEUR e digo, não, não o endereço está todo errado, bla bla bla, corrijo e recebo a minha ração na sexta feira à noite, dia 06/12/2014, tarde e más horas (sem qualquer problema quanto a isso porque nesta altura a coisa deve ser complicada).

O cartão vinha impec (que não costuma muito ser o caso) e quando o abro toda feliz e contente, pois queria mesmo dar ração xpto aos meus pequenos berradores, tenho ração solta pelo cartão... A embalagem de Taste of the Wild (uma ração cara e supostamente de high end) vem aberta com um buraco... Não sei se de ratos se de quem pôs as patorras desajeitadas em cima para a por na caixa de transporte, se do raio que os parta.

Vai de tirar uma foto e usar o formulário online - que dizem eles ser forma de os contactar - com o textinho todo bonito em inglês (site espanhol, apoio português, salada russa, o inglês é o seguro), com foto e todo o bla bla bla... Normalmente quando um formulário em submetido online, recebemos um mail de confirmação - NADA - bem, estranho, mas há de vir (pensei eu!).

Na segunda-feira, nada ainda, sei que é feriado, mas mesmo assim, incrédula como sou a achar que as empresas trabalham todas como a minha, em Espanha não é feriado, queria feedback, vai de repreencher o formulário, tudo igual, e nada na mesma.

Na terça, cheia de boa vontade e já ligeiramente a ferver, ligo, fui atendida por um senhor muito cordial que me diz que não trabalharam na segunda (até aí tudo bem), e que os mails submetidos por formulários demoram a chegar lhes (ou nunca porque nunca tive feedback de nenhum) e que tenho de tirar fotos a tudo e mais alguma coisa que a culpa é da transportadora e bla,bla, bla (o que eu nunca achei!) e que tenho de mandar isso tudo para o mail xpto. Chego a casa ao final do dia (de sinalizar que eu chego cedo por isso ainda há muito gente que trabalhe, eles neste caso pelo que indicam no site), tiro as fotos que me faltam e escrevo um mail bonitinho a contar o caso todo - agora em portugês - porque o meu em inglês foi completamente ignorado (em português também aliás) e com as fotos, iria ser mais rápido - dizia ele.

Isto estamos a falar na terça-feira dia 09/12/2014, passou um dia, passou 2 dias e feedback nada! Volto a ligar na quinta (já estava afónica o que é sempre bom nestas alturas em que precisamos de ligar para apoios ao cliente de péssima qualidade) em que me agendam a recolha para segunda-feira, não podia logo na Sexta, vá lá que esse moçinho escreveu bem a morada, na segunda fizeram me a recolha, repararam que não falo em mails? pois, não tive nenhum ainda a esse momento, tive de ligar de novo para saber como iria ser processada a devolução. 

Ah! Segue logo no mesmo dia disseram-me, mas mail de confirmação nada, número de pedido nunca tive, tive a cada contacto de contar a história toda para ser passada ao incompetente que tratou da minha reclamação. 

Lá devolvi a mercadoria e sem qualquer feedback mandaram-me o meu saco de ração de volta. Mais uma vez liguei para saber o estado da minha encomenda e o número desta da transportadora, confirmei morada, tudo. Infelizmente, parece que o que dizem ao telefone não é o mesmo que está lá escrito (será qe são todos disléxicos???) porque mesmo assim aí inovaram, misturaram as duas moradas, parece que eu moro na minha empresa, e que o Francisco da minha rua continua a ter 2 "n"... Vai que esta menina teve ainda de contactar a SEUR (e só isso já é muito complicado) e agendar uma nova entrega para o dia seguinte para uma morada CERTA!!!!!

Consegui FINALMENTE receber o meu saco de ração no dia 18/12/2014!!! 

Ah! Pelo meio ainda fiz forward do meu email a perguntar por um feedback, e vem uma senhora iluminada confirmar-me a morada toda ranhosa que eles decidiram criar, ao que eu digo: senhora, essa não é a minha morada, vocês é que a inventaram, tem de actualizar a sua ficha cliente foi a resposta que obtive... Sim, porque a senhora não deve saber ler, não fui eu que escrevi essa morada, nem faz parte da minha ficha cliente... Aliás, acho que a minha ficha cliente vai poder ficar assim e não mexer mais, neste momento, prefiro dar mais 10 euros à Ornimundo do que comprar na Tiendanimal.

No meio disto, nem pedido de desculpas, nem compensação, nem miminho, nem agradecimento por escolher os serviços nem nada...

Serviço ao cliente no seu melhor!!! (not!)

Ainda mais, andei pelo site à procura de onde poderia inserir o meu comentário, porque não acredito que seja uma benzida pelos deuses com estas aventuras (só eu), mas pareceu me que não se podem inserir comentários... Pois que os negativos não ficam muito bem. Ou será que eu não encontrei e alguém sabe onde o possa fazer?

Fiz um comentário no facebook com marca do site geral (espanhol) e o português, o espanhol ainda se deu ao trabalho de fazer um comentário, que apagou muito rapidamente, o português... nem sinal de vida.

Para quem tem animais e precisa destes sites, estamos muito mal, se é assim que decidem tratar os clientes... Boa sorte para eles!

Por mim nunca mais.

3 comentários:

  1. Concordo, as rações são caríssimas :/ tenho um Labrador Retriever e sei bem o que isso é. Já por diversas vezes, li comentários positivos acerca do site Tiendanimal.pt mas nunca lá fiz nenhuma encomenda. É tão chato quando isso acontece :( ainda pior quando têm a coragem de apagarem os comentários menos positivos. Enfim...mas ainda bem que sempre conseguiste reaver a ração. Não sei se estás interessada, mas há um site que gosto bastante...já lá fiz uma encomenda e até agora têm sido 5 estrelas. O site é português, http://www.goldpet.pt. Beijinhos!

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  2. Realmente, que falta de atenção e cuidado para com o cliente. Fico doente quando apanho serviços desses..

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Olá,
Obrigada pela visita...
Podes deixar cá um miau:D