terça-feira, 22 de outubro de 2013

Guerra dos Tronos - As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro Um

Sinopse:

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.
Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga: o anão Tyrion, ovelha negra do clã Lannister; Jon Snow, bastardo de Eddard Stark que decide juntar-se à Patrulha da Noite, e a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert, que pretende ressuscitar os dragões do passado para recuperar o trono, custe o que custar.

Este já é um estilo de livro que eu devoro, eu adoro livros de fantástico! Estes costumam ser bem gordinhos e cheios de detalhes (adorro!), no caso deste não era muito grande (nestas edições fizeram bem render o peixe ao cortarem os livros em bocados). Como já tinha dito aqui, eu já vi a série até à terceira temporada (que correspondem aos livros) a lógica é ler os livros todos antes da quarta época chegar (aiai! nunca mais chega Março). Eu gostei imenso da série, mas tenho a dizer que também deturpou a minha experiência em termos de leitura. A história é semelhante, sim, semelhante, porque acho que há muitos detalhes que são bem diferentes (e eu sou menina de ligar a detalhes), e como já criei uma imagem de muitos personagens e da forma como se relacionam uns com os outros eu não tive de criar essa imagem a partir da escrita e isso chateou-me um bocadinho, não consegui disfrutar totalmente da escrita do autor. Apesar de tudo, gostei imenso do livro, e devorei-o em 2 ou 3 dias. A história é intricada e um pouco complicada mas não acho que seja muito, acho que quando os autores descrevem o mundo que os rodeia é bem mais complicado. Estou impaciente para acabar os 3 livros correspondentes às temporadas para poder viver a experiência da leitura em pleno. 

Guerra dos Tronos-As Crónicas de Gelo e Fogo-Livro Um, George R.R Martin, Saída de Emergência

1 comentário:

  1. Também vi a série e estou a ler o 2º livro. Dizem que em Portugal dividiram mais os livros e que a
    3 ª série vai até ao 4º ou 5º livro.
    Eu gostei muito do livro, mais do que a série, tem sempre mais detalhes.

    ResponderEliminar

Olá,
Obrigada pela visita...
Podes deixar cá um miau:D