quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Estive por lá...

Estive lá, faço questão de estar lá todos os anos desde que cá estou. Por certa cansa me o facto da cidade estar cheia de gente, por certo canso me dos que saíram de lá e acham que a cidade é deles (também eu não saí?), por certo canso me da confusão em que se transforma a cidade que me deu e continua a dar tanto, mas adoro lá voltar. 

Fui de fim de semana no feriado e voltei ainda mais cansada. 

Da roda viva, de tudo o que há para ver, de todos os que há para visitar, de tudo o que há para se andar (quem for de lá entende), de tudo.

Quem não for de lá acha piroso, também achei enquanto crescia, agora adoro! Certo que não faz parte de mim desfilar de fato de lavradeira, mas também participo quando posso, volto, estou lá, e com muita pena minha não me lembrei de participar na procissão. Piroso ou não, é o que nos torna nós, são as nossas tradições, são a nossa cultura, e se nós, de crescidos, não participarmos, tudo desvanece, tudo morre.

Pena que Viana morra em tantos outros aspectos (tive de sair de lá não tive?) mas que renasça todos os anos para acolher os que tiveram de partir, os que nos querem visitar, os que querem ver esta tão enraizada tradição. Todas as terras com as suas tradições, eu tenho orgulho de dizer que estas são as minhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá,
Obrigada pela visita...
Podes deixar cá um miau:D