sábado, 26 de novembro de 2011

Sobre os cartões de cliente

Posso dizer que sou uma consumidora há muitos, muitos anos. Já tive e tenho muitos cartões de clientes, muitas vezes, os cartões de clientes são feitos apenas para a marca poder registar um certo de padrão de consumo dos seus consumidores e o perfil destes, não me importo de fazer esse papel. Muitos cartões valem a pena pois trazem nos descontos, que por vezes valem mesmo a pena. Outra vezes não nos trazem nada, mas para mim há algo essencial num cartão de cliente… O facto de ele ser grátis.

Não falo de um cartão como o da Worten que me favorece crédito e por isso faz sentido que se tenha de ter um custo anual com ele, falo de cartões de clientes normais, em que apenas se pretende que o cliente fique “agarrado” a uma marca porque tem uma vantagem dessa sobre as outras.

Há uns tempos atrás, estava a conversar com uma moça numa loja de cosmética sobre as vantagens do cartão cliente, em que ela me esclareceu que apenas nos favorecia no sentido de receber sms de aviso de campanhas/promoções, e disse-me, mas pelo menos não se paga, há uns tempos pediram me dinheiro por um cartão de cliente e disse logo que não. Fiquei estranha, pois não conhecia nenhuma cartão que fosse pago… Até ontem.

Recebi um email no outro dia de certa marca (que não vem ao caso) a dizer que se me inscrevesse no programa de fidelização (vulgo cartão de cliente) teria direito a uma oferta no acto da inscrição.

Pronto, lá fui toda pimpona até à loja, porque até gosto da marca e dos seus produtos, falo com a moça, mostro o email, para o qual ela olha de canto e nem fez caso e dá me o formulário de adesão. Qual o meu espanto, em que me dizem que me cobram 10€ anuais para adesão desse cartão, ah! Mas no seu aniversário recebe um vale de 10€ para gastar…

Ah!!!! Fica tudo resolvido, eu pago o cartão mas com ele, eles oferecem me uma prenda de anos… Que fui EU que paguei!!! Ah que bom, comprar prendas a mim própria… Faz todo o sentido. Vendeu me o cartão como se não perdesse nada a ainda valorizou ou facto de ter 10% de desconto em todas as compras… 10???? Mas eu com os outros cartões de clientes de cosmética, tenho 20% e não pago nada por isso!!!

Ainda considerei, ainda pensei, pelo meu espírito consumista mas depois realizei-me “WTF???”. Não faz qualquer tipo de sentido e nem sou grande consumidora dessa marca que atrás de uma tal política de “comércio justo” (até me dá urticária quando se fala nessa piadola que é o comércio justo – ah pagamos 12cts em vez de 10 aos pobres agricultores para eles terem uma vida digna – TRETA - ) pratica uns preços um pouco puxados mas na realidade faz parte de um império que é sempre acusado de tudo. E ainda pagar pela minha prenda de anos… Ahahah muito cómico.

Gosto muito da marca, mas acho que aí tem um ponto negativo… Muito negativo.

2 comentários:

  1. eu tenho o cartão e compensa,tens descontos por vezes generosos e nos anos tens um mimo,vendo isso,é como se fosse de borla.
    Mas são opiniões.

    ResponderEliminar
  2. Eu já fiz esse cartão e não me compensou.
    Não faço lá tantas compras que justifiquem os 10€.
    O que me chateia, é que cada vez que lá compro alguma coisa, as empregadas impingem o cartão. E mesmo quando eu digo que não quero voltam a insistir. Enfim...
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Olá,
Obrigada pela visita...
Podes deixar cá um miau:D