segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tarte de limão merengada

Esta é uma das minhas sobremesas favoritas.

Adoro o saborzinho do limão e frescura desta tarte, fica sempre bem em qualquer mesa...
Eu uso uma receita que não tem leite condensado (não sou grande fã) e que ganha consistência com farinha Maizena. Neste caso, o meu único problema é que o meu merengue não pegou como deve ser:s mas não impediu que a tarte desaparecesse em 2 minutos.
(uma fatiazinha)
A receita? Não me apetece postá la agora, mas se houver interessadas eu depois faço um edit ao post:P (estou a ter um ataque de preguiça, também tenho direito não é?).

Edit: como pedido pela simpática Rosa, cá está a receita.

Ingredientes:

Para a base:
1,5 pacote de bolacha Maria
200g de manteiga

Para o Creme:
4 Gemas
200g Água
50g Maizena
130g Açúcar
100g Sumo de Limão
40g Margarina

Para o Merengue:
4 Claras de Ovo
50g Açúcar
Umas gotas de Limão
1 pitada de Sal
Açúcar em pó

Preparação:
Prepare a base de bolacha (eu ponho Maria e Tostada, dá um sabor mais torrado que eu aprecio). Forre com ela uma forma de tarte amovível e por no frio.
Prepare o creme: Misture todos os ingredientes e leve ao lume durante 5 minutos até engrossar. Deite imediatamente o creme sobre a tarte reservada.
Prepare o merengue: Bata as claras em castelo com o açúcar, as gotas de limão e o sal.
Cubra com este merengue o creme da tarte. Polvilhe com açúcar em pó e leve ao forno a gratinar (eu nunca pus açúcar em pó, que nunca tenho em casa mas tenho de experimentar).

2 comentários:

  1. aaah que engraçado IM, este fds tb fiz uma, mas a minha base era de massa folhada e levava leite condensado no creme, mas é de todo uma óptima sobremesa, fácil, rápida e como dizes desaparece sempre a grande velocidade^^
    Quando tiveres um bocadinho de paciência tenho curiosidade por saber como fazes esse creme, é que apesar de adorar leite condensado, o pessoal lá em casa gosta de cortar nessas coisas.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Assim que puder (e o mais rapidamente possível) assim o farei;)

    ResponderEliminar

Olá,
Obrigada pela visita...
Podes deixar cá um miau:D