quinta-feira, 29 de maio de 2014

Supremo de chocolate

Hello!

Há imenso tempo que eu não trazia uma receita para estas bandas... A realidade é que o meu forno e eu não somos amigos... Só conseguimos atinar um com o outro no processo de aquecimento de pizzas frescas mas mesmo isso já não tem feito (bem-estar assim o exige). Fiz este bolo no outro dia e lembrei me de ir tirando fotos, como ficou bom e aprovado pelos coleguinhas de trabalho, cá fica a receita (vinha na Maria, por isso tive de a transcrever).

Eu fiz tal e qual a receita, mas a ser hoje, as minhas dicas extra seriam peneirar a farinha antes de apor (ficaram alguns grumos) e em vez da cobertura de chocolate e leite, acho que preferia uma de chocolate e nata, no sentido que esta cobertura solidifica enquanto que a com nata nem tanto (e não esperar que o bolo arrefeça antes de por a cobertura para ele ganhar uma textura extra). Eu também pus cacau, para intensificar o sabor, mas se calhar pus pouquinho.

Aqui fica a receita e as fotos!

Bolo:
200g de tablete de chocolate
200g de açúcar
80g de farinha
500 ml de leite
6 ovos
manteiga q.b.

Cobertura:
100g de tablete de chocolate
5c. (de sopa) de leite
raspas de chocolates e chocolate em pó q.b.

Ligue o forno a 190ºC. Ferva o leite e reserve. Bata as gemas com o açúcar e junte, aos poucos, o leite. Adicione a farinha e leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Retire e junte o chocolate, partido em pedaços. Mexa bem até derreter o chocolate. Transfira o preparado para outro recipiente e deixe arrefecer um pouco.



Bata as claras em castelo e envolva, delicadamente o creme morno, com um batedor de varas. Unte uma forma redonda de forma amovível com manteiga e forre com papel vegetal, também untado. Verta o preparado e leve ao forno durante 25 mins, até a superfície começar a estalar.

Prepare a cobertura: parta o chocolate em pedaços, junte o leite e leve ao lume, em banho-maria, mexendo até derreter. Coloque o bolo já frio sobre um prato e verta a cobertura chocolate. Decore com raspas de chocolate e polvilhe com chocolate em pó.

2 comentários:

Olá,
Obrigada pela visita...
Podes deixar cá um miau:D